skip to Main Content

Com o surgimento e com o crescimento dos múltiplos dispositivos digitais encontrados hoje em dia dentro da internet, é possível observar, também, uma alteração no modo como as marcas precisam aparecer dentro do mercado. Isso acontece por causa que o mundo virtual possui a capacidade de ampliar os extremos das atividades das firmas. Isso leva à prática de criação de estratégias dentro da internet, em locais como as redes sociais e os dispositivos eletrônicos.

Nesse sentido, serão abordadas cinco estratégias digitais fundamentais para o impulsionamento das marcas dentro dos meios virtuais. As quais são pautadas nos seguintes conceitos de marketing:

• Marketing digital;

• Inbound marketing;

• Marketing de conteúdo;

• Outbound marketing;

• Uso das redes sociais.

Investindo em marketing digital

O marketing digital pode ser considerado toda e qualquer ação de promoção de marcas ou de produtos através de mídias digitais. Portanto, pode-se dizer que o marketing digital engloba todos os esforços empreendidos por uma marca dentro do mundo virtual. 

É importante ressaltar que as estratégias desenvolvidas nessa área podem ser utilizadas por todo e qualquer setor por meio de canais digitais entre os quais se inserem blogs, sites, e-mail, motores de busca, redes sociais, entre outros.

A maior vantagem existente no uso de tais canais é que eles permitem o teste e a observação da efetividade das ações de uma empresa, a qual consegue calcular os retornos de seus investimentos. 

Com isso, por exemplo, uma empresa que oferece um curso de energia solar pode investir certa quantia no desenvolvimento de um site oficial para a venda de seus produtos. Assim, recursos digitais possibilitam o registro do faturamento da firma após a criação do site.  

O que é o inbound marketing

O objetivo principal do inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é atrair as pessoas para que elas verifiquem o que uma empresa é capaz de oferecer. Tal ação difere das práticas mais tradicionais de marketing, as quais são pautadas em interromper o que alguém está realizando no momento para tentar convencê-la a checar um produto, como, por exemplo, os comerciais de televisão. Assim, o inbound marketing consegue fazer com que uma marca construa um relacionamento saudável e pautado em confiança com as pessoas.

Um caso marcante é a ação de empresas que enviam promoções para internautas por meio do e-mail. Nesse sentido, uma empresa hipotética que oferece serviços de consultoria ambiental pode ter suas vendas impulsionadas ao veicular anúncios em particular para pessoas específicas.

O marketing de conteúdo na internet

Uma estratégia de marketing de conteúdo, a qual integra a questão do inbound marketing, como o nome já deixa indicado,  é, basicamente, o ato de uma empresa produzir em seu site ou em seu blog oficiais conteúdos que possam ser interessantes ou até mesmo valiosos para visitante. Isso pode ajudar uma marca a criar uma imagem positiva para o seu público alvo, atraindo pessoas para algum site de vendas específico.

Com isso, uma empresa que pratica o marketing de conteúdo possui a capacidade de ampliar a sua rede de clientes. Dentre os exemplos de conteúdos desenvolvidos para negócios destacam-se os sites de Locadora de andaimes, onde se encontram conteúdos mais técnicos com o intuito de explicar o funcionamento de tais itens, como são feitos, em que situações podem ser usadas e até mesmo para dar dicas de usos de andaimes. 

Outbound marketing: conceito e exemplo

O outbound marketing é uma forma de comunicação realizada pelas empresas a qual, ao contrário do inbound marketing, é pautado em realizar uma abordagem sobre clientes potenciais. 

É dessa maneira que se destaca estratégias tais como, por exemplo, a publicação de anúncios de uma empresa de calendário de mesa personalizado por meio de panfletos, outdoors, publicidade televisiva, entre outras ações.

As redes sociais para as estratégias de marca

Atualmente, não só os sites estão sendo utilizados para a veiculação de conteúdos, mas também as redes sociais. Tanto o Facebook e o Instagram quanto o Twitter são plataformas que possibilitam o direcionamento de conteúdos a um determinado público. Isso ocorre pois as redes sociais são conhecidas por utilizarem algoritmos os quais, de certa forma, “levam” os conteúdos feitos pela página de rede social da empresa para possíveis futuros consumidores de um determinado produto. Tais algoritmos levam em conta os gostos e as afinidades dos usuários. 

Além disso, outra vantagem interessante das redes sociais é que elas possibilitam um contato mais íntimo entre os clientes e as organizações. Redes como Facebook podem funcionar um relacionamento “cara-a-cara”, já que é na página das empresas que as pessoas ficam à vontade para poder tirar dúvidas, fazer reclamações e obter mais informações sobre um produto.

Assim, fazendo uso de todas as estratégias citadas acima, uma marca possui grandes chances de se consolidar nos meios digitais e de conquistar um importante espaço dentro do mercado.

Consulte nosso especialista e solicite um plano de atendimento personalizado para a sua marca.

| Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Back To Top