skip to Main Content

Afinal, o que é SEO? Veja o que é valorizado pelos motores de busca

Se você navega na internet há algum tempo, certamente reparou como é importante entender o que é SEO e como impulsionar seus resultados com esse conceito. Entenda o que é e como funciona.

Se você navega na internet há algum tempo, certamente reparou como é importante entender o que é SEO e como impulsionar seus resultados com esse conceito.

Em linhas gerais, essa é uma sigla para Search Engine Optimization, que diz respeito a maneiras de aumentar seu público indexando bem o conteúdo dos sites e blogs da sua empresa nos mecanismos de busca.

Mas será que você sabe tudo sobre essa ideia e como implementá-la no seu negócio? Falaremos sobre isso a seguir. Acompanhe!

O que é SEO?

SEO é um trabalho constante para alcançar bons resultados orgânicos, isto é, sem necessariamente fomentar o crescimento com medidas como links patrocinados e anúncios.

A ideia é produzir conteúdo relevante para uma persona bem definida, adaptando a linguagem e solucionando alguma dúvida. Assim, a página fica popular entre as buscas de pessoas com o mesmo problema.

Uma noção importante em SEO é a de palavra-chave. Ela é a síntese do que a persona quer saber, direto ao ponto, no momento em que a digitação no campo de busca é feita. Por isso, deve ser bem trabalhada no seu site.

SEO e SEM são a mesma coisa?

Embora muitos façam essa confusão, SEO e SEM não são a mesma coisa. SEM significa Search Engine Marketing. É um segmento do marketing digital voltado para motores de busca. Portanto, SEO é uma estratégia usada em SEM.

O SEM abrange muitas coisas além de SEO: por exemplo, medidas de crescimento não-orgânico, como links patrocinados.

Em outras palavras, toda estratégia de SEO faz parte do SEM, mas nem toda ação de SEM faz parte do SEO.

Como o SEO funciona?

Para criar medidas bem estruturadas, é fundamental entender como funciona o algoritmo do Google. Não há consenso sobre como os conteúdos são indexados pelo buscador, mas há algumas coisas que você pode fazer para melhorar os resultados de suas publicações.

O mecanismo pune conteúdos que sejam plágios, de baixa qualidade ou muito superficiais. Por isso, dê prioridade para artigos bem produzidos que sanem as dúvidas da sua persona.

Verifique sempre a formatação do seu site e as heading tags, já que formatações e hierarquizações mal feitas podem interferir no ranqueamento.

Quais as vantagens do SEO?

O investimento em uma estratégia de SEO é uma aposta na possibilidade de aumentar a visibilidade da sua marca e impactar no aumento de clientes e no faturamento.

Se for bem-feita, pode fazer com que uma marca se torne autoridade no segmento de mercado em que atua.

Além disso, é facilmente alterável, mensurável e de baixo custo, dispensando o uso de mídia impressa, em contraste com o marketing offline.

Como você pode ver, assimilar o que é SEO e implementar essa estratégia no seu negócio pode fazer uma grande diferença. É uma maneira não-invasiva de manter sua empresa conhecida e ainda criar um relacionamento com os seus potenciais clientes.

Entretanto, é necessária muita pesquisa antes da implementação, e os resultados não vêm do dia para noite, ainda mais em segmentos mais bem explorados na internet.

E você, ainda tem dúvidas sobre a importância de ter uma boa presença digital? Escrevemos um post sobre isso que pode ajudar. Confira!

Back To Top