skip to Main Content

Checklist: como criar um site para captar mais clientes?

O site é um dos elementos mais importantes na hora de estabelecer uma presença na web. Veja este checklist sobre como criar uma página de sucesso!

Que criar um site é fundamental para ter uma boa presença na web você já deve estar careca de saber. No entanto, há algumas coisas importantes que você deve estar atento na hora de planejar seu “cartão de visitas” na internet.

Para começar, você precisa entender que uma página otimizada para gerar mais clientes pode ser uma grande aliada na hora das vendas. Por esse motivo, é preciso que ela seja planejada do jeito certo.

A seguir, criamos uma checklist com dicas para que você tenha sucesso nessa tarefa. Confira!

1. Defina um público

O seu público é o que vai manter sua página no ar e, por isso, ele deve ser a primeira coisa a ser pensada. Por isso, é estritamente necessário que você defina bem o público-alvo e a sua persona — um “personagem” semifictício que representa seu público — para segmentar a construção de todos os elementos do site da maneira mais estratégica possível.

2. Compre um domínio

Ter um domínio próprio vai permitir que seu site seja mais personalizável e profissional, além de facilitar a estratégia de marketing e a divulgação dele. Afinal, é muito mais fácil ter uma URL memorável se você tem liberdade para criá-la do jeito que quiser.

Existem vários sites especializados na venda de domínios e, por isso, é bom que você faça uma pesquisa prévia para comparar todos eles e verificar qual oferece o melhor custo-benefício para você.

3. Contrate um plano de hospedagem

A hospedagem é o que vai fazer com que o seu site fique disponível na internet. Na hora de escolher o serviço, é preciso avaliar fatores como uptime, estabilidade dos servidores, segurança infraestrutura disponível, tamanho do site, volume de conteúdos e por aí vai.

Assim como foi dito na parte do domínio, também existem vários sites que oferecem planos de hospedagem. Cabe a você, mais uma vez, encontrar o que ofereça o melhor custo-benefício e atenda à sua demanda.

4. Desenvolva o design

O design do site é uma das coisas que devem refletir a personalidade da marca de maneira simples e intuitiva. O ideal é que os elementos sejam dispostos de forma que favoreça uma boa experiência do usuário, além de conservar um padrão de identidade visual.

Ou seja, o design do site deve conversar com o de outros elementos da empresa, como o logo, o cartão de visitas, os flyers etc.

5. Invista em responsividade

Responsividade é a capacidade do site se adaptar a diferentes dimensões de telas para favorecer a exibição dos elementos da página não só em computadores, como também em smartphones e tablets.

Essa é uma característica indispensável nos dias de hoje, já que as pessoas consomem mais conteúdo em seus smartphones e a previsão é que essa tendência cresça a cada dia. Por isso é tão importante investir nessa tecnologia.

6. Tenha certificados de segurança

A segurança é um elemento essencial para quem navega na internet. Ao levar em consideração que vários clientes podem ter um primeiro contato com a sua empresa por meio dele, ter uma primeira impressão de uma página insegura pode ser péssimo para as suas vendas.

Por isso, invista em um certificado de segurança para o seu site. Uma dica é verificar com a empresa que faz a hospedagem se ela também oferece esse serviço.

7. Ofereça conteúdo relevante

O marketing de conteúdo é a principal estratégia para conseguir um crescimento orgânico. A persona faz uma busca do Google para solucionar uma dúvida e seu site, por meio de materiais relevantes, a soluciona. Desse modo, a sua empresa agrega valor e gera autoridade no assunto.

Como você pode perceber, para criar um site é preciso uma certa dose de dedicação e cuidado. Por fim, mas não menos importante, o ideal é que o seu site seja criado com ajuda profissional. Assim, você já começa a construir uma reputação na internet com o pé direito!

E aí, gostou do conteúdo do texto? Quer ficar ainda mais por dentro do assunto? Então conheça agora mesmo os 5 fatores que fazem o usuário voltar ao seu site!

Back To Top