skip to Main Content

Já imaginou alavancar os resultados da sua empresa reduzindo custos e trabalhos manuais? Com a automação de marketing isso é possível!
Confira o conteúdo para aprender mais como essa estratégia pode te ajudar.

Vantagens da estratégia

Conhecer e entender a jornada de compra de clientes potenciais é fundamental para definir estratégias personalizadas, com conteúdo de valor que transforme os visitantes do seu site em lead.

Defina objetivos alcançáveis,  alinhando os planos de curto, médio e longo prazo. Sim, os resultados virão, desde que alinhados a um bom planejamento.

| Dica

Segmentação

Criar o persona da sua marca é crucial para o seu plano de comunicação, só assim você consegue identificar o seu público e definir ações específicas para atingi-los.

É muito melhor segmentar e alcançar as pessoas certas ao invés de generalizar e não obter bons resultados.


Persona ou buyer persona é um perfil semifictício do cliente ideal de uma empresa. O objetivo é compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing mais acertadas.

Quais objetivos eu posso definir e quais resultados a automação de marketing permite alcançar? 

Leads qualificados

Uma das partes mais importantes é a conversão de leads. Com a automação é possível fazer isso sendo mais assertivo e convertendo leads qualificados, confira no próximo tópico.

Gerenciar campanhas

Para entender se as duas etapas anteriores fazem sentido é importantíssimo analisar o desempenho do processo. Com isso você consegue perceber se a campanha está sendo eficaz ou não.

É a partir daí que você decide se algo precisa ser alterado ou se pode continuar da mesma forma.

Processo pós venda

A análise também é fundamental no processo pós venda. É importante questionar: A automação foi eficaz de fato? Os resultados estão de acordo com o esperado? Se não, o que pode mudar?

Para alcançar os objetivos acima você pode utilizar uma estratégia bastante eficiente e de baixo custo ao seu favor: o inbound marketing. Mas como usar inbound marketing aliado a automação?

É muito simples, veja no tópico abaixo.

Inbound marketing

Inbound nada mais é do que uma forma de atrair as pessoas certas para o seu negócio com a publicação e compartilhamento de conteúdo.

Entenda os 4 pilares da estratégia para colocá-la em ação:

Atrair

Uma das formas mais efetivas de atrair a atenção dos seus potenciais clientes é oferecendo conteúdo de valor. Ebooks, vídeos ou áudios podem agregar valor e ajudar sua persona com algum tipo de problema.

Converter

Após a etapa de atração chegou o momento de converter. Para isso, é necessário oferecer conteúdos ricos e pedir informações importantes sobre seus possíveis leads em troca, como e-mail, telefone e cargo.

Relacionar

Não se esqueça de manter proximidade com seus leads. É com o relacionamento que você pode mostrar que seu potencial cliente pode confiar em você.

Para isso, existem algumas formas de se relacionar com os leads, as principais são as redes sociais e o e-mail marketing.

Vender

É depois de passar por todos os outros passos que você pode, enfim, mostrar o seu produto ou serviço sem medo.

Se você seguiu todos os tópicos anteriores corretamente, com certeza conseguiu construir  autoridade e passar confiança para os seus potenciais clientes.

Resultados

Estruturar as estratégias e pensar nos objetivos são duas partes fundamentais para o andamento e para os resultados de todo o processo.

Por isso, saber como fazer automação de marketing é importante para desenvolver um plano eficiente e ser ainda mais assertivo.

_

A WDAAG oferece planos de atendimento sob medida para empresas de pequeno e médio porte. Fale com o nosso especialista.

| Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, Growth Hacker na Ideal Marketing.

Back To Top