skip to Main Content

Como começar uma estratégia de e-mail marketing e crescer rapidamente?

A estratégia de e-mail marketing ideal! Saiba o que você precisa fazer para conquistar bons resultados. Veja cada etapa fundamental e como executá-las.

Em dúvidas sobre como fazer e-mail marketing? Essa estratégia é uma das mais valiosas dentro de um plano sólido de marketing digital, capaz de conquistar clientes, entendendo suas demandas e o que eles esperam do seu negócio.

Neste post você vai entender como otimizar sua estratégia de e-mails, com dicas valiosas para que ela seja cada vez mais precisa e traga bons resultados. Confira a seguir!

Conheça a fundo a sua persona

Sua persona é o ponto de partida para uma estratégia eficiente de e-mail marketing. Ela vai dar origem aos conteúdos que você oferece, a maneira como você aborda e a frequência dos e-mails que você envia.

Antes mesmo de começar a desenvolver seus e-mails, procure observar a fundo o comportamento dessa persona, observando seus hábitos de consumo, de navegação e seus interesses. Isso vai permitir que sua estratégia seja precisa.

Desenvolva um fluxo de nutrição atrativo

O fluxo de nutrição nada mais é do que o caminho que você vai seguir durante determinado período, nutrindo o seu lead com os e-mails ideais para que haja a conversão pretendida. Esse resultado pode ser uma compra, a assinatura de uma newsletter ou qualquer outro objetivo.

Para isso, seu fluxo de nutrição precisa ser atrativo. Isso está relacionado a uma condução gradativa, enviando e-mails que sigam um ciclo de progressão. Para isso, analise oportunidades de acordo com interesses da persona, avalie as taxas de abertura e prepare sempre conteúdos precisos e adequados.

Utilize uma ferramenta de automação eficiente

Se você busca saber como fazer e-mail marketing, necessariamente precisa ter uma ferramenta de automação. É praticamente impossível disparar milhares de e-mails de uma só vez sem que haja erros ou falhas. A automação permite agilidade, precisão, monitoramento e personalização do layout do seu e-mail.

Essas ferramentas permitem que sua estratégia tenha a facilidade de listas personalizadas, o que facilita a segmentação dos seus fluxos. Além disso, dão suporte para controlar e qualificar leads, algo fundamental no e-mail marketing.

Entre as principais ferramentas atuais, vale destacar as seguintes:

  • RD Station;
  • MailChimp;
  • E-goi;
  • Leadlovers.

Analise métricas para melhores resultados

Números são fundamentais no marketing digital. Eles permitem analisar comportamentos, avaliar a precisão de campanhas e medir o sucesso das ações executadas. O mesmo acontece quando a estratégia em questão é o e-mail marketing, sendo ainda mais indispensável nesse caso.

As ferramentas de automação dão um bom suporte no que diz respeito às métricas, oferecendo dados precisos em relação às taxas de entrega e abertura dos e-mails. Avaliando esses números, é possível entender a qualidade e precisão das suas campanhas, observando o que pode ser otimizado e o que tem performado bem.

Baseie-se pelo comportamento do lead

Os gatilhos de comportamento são importantes para planejar os melhores e-mails aos clientes. Avaliar como eles consomem conteúdos, as landing pages que visitam e seus hábitos de compra é indispensável para ter o melhor direcionamento e abordagem ao montar seu fluxo de nutrição.

A proposta do e-mail marketing é manter um contato e alimentar esse lead da forma adequada. Sendo assim, não há melhor maneira de obter bons resultados se não observando exatamente o que esse lead prefere, oferecendo serviços e conteúdos correspondentes.

Agora você já sabe como fazer e-mail marketing de forma precisa, explorando o comportamento do lead, utilizando as ferramentas ideais e desenvolvendo conteúdos precisos, vai obter bons resultados!

As mídias sociais têm grande importante nas estratégias de marketing atualmente. Conheça 3 práticas de gestão essenciais para adotar nessas plataformas.

Back To Top