skip to Main Content

Como definir uma identidade visual impactante?

Neste post, apresentaremos as principais características desses potenciais clientes que modificam a lógica do seu negócio.

Boa parte dos gestores pelo Brasil afora esperam por uma receita infalível de conquistar novos clientes no atual mercado. Só que, sem um bom plano de mídias, conteúdo relevante e identidade visual estruturada, fica difícil.

Para alcançar resultados positivos e fazer do seu negócio algo que mereça o reconhecimento do público-alvo, será necessária uma integração de ações de marketing consistentes e coerentes com o perfil da empresa.

Sendo assim, se pretende desenvolver um plano de comunicação e almeja posicionar sua marca entre as melhores, saiba que precisará desenvolver uma identidade visual. Quer saber como fazer isso? Acompanhe a leitura que vamos esclarecer tudo!

O que é identidade visual?

É interessante já contextualizarmos esse tema, para que fique claro quais são os passos imprescindíveis para o seu negócio remar forte rumo ao sucesso. A identidade visual é um conjunto de símbolos e elementos que traduzem os ideais de uma marca.

A maneira como se transmite os valores de uma empresa para os possíveis clientes faz a diferença na corrida com a concorrência. É preciso mostrar como a organização é realmente, a sua forma de atuação, a sua imagem e assim por diante.

Qual a sua importância no branding?

A receptividade e percepção que o público manifesta sobre as ações da sua empresa são fatores fundamentais para o posicionamento da marca de maneira forte e engajadora. A publicidade online e offline deve conter os requisitos mais assertivos para divulgar o seu negócio da melhor maneira possível.

Você vai trabalhar diretamente com o ponto de vista que as pessoas têm das soluções que entrega, portanto, a comunicação visual necessita ser expressiva e captar a atenção dos possíveis consumidores e de quem já aposta na marca.

Um restaurante, por exemplo, ao reestruturar a maneira de comunicar-se com o seu público, desde o pedido até o pagamento, pode conquistar a confiança dos visitantes e gerar comentários animadores. Afinal, o segredo é a empresa fazer com que o cliente se sinta em um ambiente agradável e desfrutando de uma experiência única.

Quais são os componentes da identidade visual?

Podemos classificar a comunicação visual em aspetos distintos e que proporcionam um direcionamento melhor do que a empresa pretende passar sobre sua imagem. Primeiramente, a marca visual, o símbolo e o logotipo precisam ser bem pensados, a fim de deixar claro o conceito do ramo que atua e quais são os produtos ou serviços.

Em seguida, preste muita atenção nas cores usadas na identidade visual da empresa, pois elas podem influenciar no comportamento de compra dos consumidores. A tipografia utilizada também tem força no posicionamento da marca, logo, escolha uma fonte que corresponda aos objetivos do seu negócio.

Em terceiro lugar, estão as artes complementares, como os grafismos, elementos de background, barras divisórias, movimento dos símbolos, entre outras situações presentes tanto no site da empresa quanto em suas redes sociais.

Quais os quesitos para criar uma boa identidade visual?

Além dos componentes já apresentados, os gestores envolvidos no marketing da empresa precisam se preocupar com as estratégias para fazer uma comunicação simples, porém engajadora com o público.

Defina quais são os valores empresariais presentes na marca, pois será fundamental para entender o que está se criando e como isso pode impactar as pessoas. Não deixe de dar aquela espiadinha no que a concorrência faz, pense fora da caixa e explore insights criativos para não ficar na mesmice do mercado.

Organize reuniões de brainstorming para colocar o máximo de ideias possíveis em pauta. Assim, a equipe de marketing poderá desenvolver as táticas a partir de uma linha de raciocínio em conjunto.

Para finalizar as dicas sobre identidade visual, considere o auxílio de agências especializadas no assunto para que você tenha as orientações precisas e consiga planejar bem a comunicação com o seu público-alvo.

E aí, o que achou deste artigo sobre identidade visual? Quer perguntar algo ou ressaltar algum aspecto do tema? Deixe aqui o seu comentário e expresse sua opinião para a gente!

Back To Top