skip to Main Content

Como deve ser o relacionamento entre cliente e agência?

Que é importante ter uma boa presença digital todo mundo sabe. Mas você já pensou que o relacionamento entre empresa e agência de marketing pode influenciar diretamente seus resultados? Entenda!*

Ruídos de comunicação e estratégias digitais mal elaboradas têm sido o mal de muitos empreendedores. Para evitar isso, é fundamental entender como funciona um bom relacionamento entre cliente e agência.

O planejamento é compartilhado e desenvolvido em conjunto, tendo a agência não apenas como uma empresa prestadora de serviços, mas também como uma parceira para levar a presença digital da sua marca adiante.

E você? Quer saber como aliar esses dois lados e bombar seus resultados na web? É só continuar a leitura!

Intensifique o contato

Se você quer evitar problemas de comunicação e entendimento, procure manter um contato mais próximo e regular com a agência. Deixe suas próprias ideias claras e preste atenção às sugestões dadas pela outra parte.

É muito importante evitar problemas com prazos e entregas, por isso, definir um modelo de trabalho pode ser uma boa maneira de regularizar as demandas da sua empresa. Trata-se de um meio para padronizar o modo como a estratégia será implementada.

Informações como tempo, orçamento disponível, investimento e volume de produção devem ser combinadas com antecedência, sempre priorizando pela clareza e transparência.

Além disso, procure se informar sobre como funciona o atendimento antes de fazer a escolha da agência, afinal, se não corresponder às necessidades do seu negócio, poderá provocar vários problemas na manutenção da estratégia.

Monitore sua estratégia

O marketing da sua empresa é o que fará com que ela feche negócios pela web. Portanto, procure manter frequência de contato com a agência para alinhar a estratégia e analisar os resultados.

Nesse contexto, é bom avaliar se a agência tem competência suficiente para corresponder às exigências e perspectivas do seu negócio. Qual é o volume de produção? Qual o retorno médio de investimento nesse segmento? É importante ter essas perguntas respondidas.

Manter uma linha de comunicação mais humana e menos burocrática tem ajudado diversos empreendedores. Isso serve para evitar ruídos e ambiguidade nas pautas, além de repercutir positivamente no trabalho.

Elabore um bom briefing

Veja quais atributos são importantes para os objetivos do seu negócio e coloque tudo no briefing. Se você não conhece alguma solução da agência, procure se informar a partir dos materiais elaborados por ela: blogs, ebooks, podcasts, conteúdos em email etc.

Atualize o briefing sempre que puder de acordo com os resultados, inserindo novas ideias que correspondam às necessidades da sua marca. As responsabilidades da agência e da empresa devem ser bem definidas nessa etapa.

Para uma estratégia digital funcionar, é necessário muito estudo, planejamento e testes. É uma forma de marketing relativamente recente, e nenhuma ideia é tão bem instituída que não possa ser melhorada.

Como você viu, o relacionamento entre cliente e agência pode ser determinante para o sucesso. É essencial que o vocabulário, a linguagem e as definições sejam iguais e padronizados e que a comunicação seja sempre sincera. Para atingir tais objetivos, faça suas colocações de maneira sucinta e esteja aberto a críticas construtivas.

E aí? Quer construir uma boa presença digital com profissionais que valorizam o relacionamento? Entre em contato com a gente!

Back To Top