skip to Main Content

Como fazer a análise e identificar pontos de otimização do seu site?

Seu site a todo vapor! Saiba como otimizar o seu site! Veja quais pontos merecem atenção para que sua página tenha o máximo de desempenho e apresente bons resultados

Ter uma página de destaque na web é uma necessidade fundamental para qualquer negócio, afinal, vivemos a era digital! Entretanto, nem sempre essa é a realidade das empresas, por isso é fundamental trabalhar na otimização do seu site.

Alguns pontos fazem toda diferença no desempenho da sua página. Se ela não estiver adequada aos parâmetros necessários, certamente não vai atingir o máximo de sua capacidade. Este post vai mostrar como você pode analisar seu site e entender os pontos que precisam de otimização. Confira!

Pontos de SEO

SEO é a estratégia de marketing digital responsável pelo posicionamento do seu site nos resultados de busca no Google. Ou seja, quanto mais otimizada a página estiver, mais fácil ela será encontrada, o que é ótimo para a visibilidade do seu negócio.

Para isso, é preciso adaptar a página em alguns quesitos, como:

  • palavras-chave: quando alguém investiga um assunto, utiliza termos específicos. Por isso, é fundamental que seu site tenha esses termos espalhados pelas páginas, especialmente em títulos e em textos de descrição de produtos;
  • link building: quanto mais seu site tiver links espalhados em outras páginas, mais relevante ele será;
  • URLs qualificadas: as URLs do seu site precisam ser descritivas, de modo que realmente deixem claro o que o usuário vai encontrar ali, ao invés de serem compostas por letras e números sem sentido.

Duas ferramentas online e gratuitas podem avaliar como está o SEO do seu site: o Webmaster Tools, do Google, e o SEO Report Card.

Design e interface da página

Encontrar um design eficiente e bonito é o que todo usuário busca ao acessar um site. Primeiro porque ele precisa de algo funcional, intuitivo e que o ajude a encontrar o que ele precisa. Segundo porque é mais agradável visitar uma página bonita e moderna.

A grande questão em relação ao valor do design de um site está relacionada à experiência do usuário. Quanto mais eficiente uma página for, mais agradável será visitá-la. Sendo assim, cheque se o seu site é moderno e se traz informações de forma clara. Veja também se a navegação é fácil e fluida.

Tempo de permanência no site

As métricas ajudam a entender o comportamento de quem visita o seu site, sendo o tempo de permanência nele uma das medidas mais importantes. Se em determinada página esse tempo é baixo, é hora de dar uma olhada no que pode influenciar nisso.

Uma taxa alta pode significar um conteúdo positivo, um design atrativo e uma boa seleção de produtos. Em contrapartida, um baixo tempo de permanência está ligado a uma página lenta, pouco informativa e que não oferece realmente o que promete.

A métrica Duration Goal oferece essa informação no Google Analytics. Cheque essa informação sempre que possível para trabalhar na otimização do site da sua empresa!

Imagens e arquitetura de informação

As imagens têm grande impacto na maneira como o usuário encara uma página, assim como a organização dos conteúdos distribuídos nela. Esses são fatores ligados à arquitetura da informação, ou seja, à construção de uma página de forma otimizada e eficiente.

Para isso, é preciso sempre usar títulos e intertítulos em tags, conhecidas como H1, H2, H3 e assim sucessivamente. Essa disposição das informações funciona de forma intuitiva, guiando da maneira adequada a atenção do usuário e conferindo uma experiência de navegação mais simples e confortável.

Velocidade de carregamento das páginas

Talvez um dos principais pontos ligados à experiência do usuário, a velocidade de uma página conta muito. Se ela demora a carregar, certamente vai influenciar negativamente na avaliação de quem tenta acessá-la, o que aumenta a rejeição e influencia diretamente na taxa de permanência.

Se esse é o caso do seu site, é hora de trabalhar de forma urgente nisso! O Teste Meu Site é a ferramenta do Google voltada para avaliar essa medida.

A otimização do site da sua empresa é fundamental para que ele seja sempre interessante para o usuário. Isso vai resultar em um maior engajamento e, naturalmente, em mais vendas!

Siga a gente em nossas redes sociais para saber mais sobre assuntos como esse! Facebook | Instagram | LinkedIn

Back To Top