skip to Main Content

Gestão de mídias sociais: confira 3 práticas essenciais

Confira neste artigo três dicas preciosas para uma boa gestão de mídias sociais.

Até 2020, a previsão é de que 105,2 milhões de pessoas no Brasil utilizem as mídias sociais, segundo uma pesquisa feita pela agência eMarketer. Nesse panorama, a gestão dessas plataformas é, cada vez mais, uma estratégia de marketing imprescindível para as empresas.

Monitorar o que as pessoas falam sobre sua marca nas redes, bem como criar estratégias de relacionamento com seu público nesses meios, são elementos-chave para aumentar a reputação do seu empreendimento e captar novos clientes. Neste artigo, confira três dicas preciosas para uma boa gestão de mídias sociais.

1. Realize promoções

As promoções nas mídias sociais são uma ótima maneira de engajar e conquistar novos consumidores. Essas são a distribuição gratuita de prêmios via sorteios, vales ou classificação de mérito, e precisam ser registradas em órgãos competentes.

É necessário estar atento às políticas de promoções de cada uma das redes sociais. O Facebook possui sua própria política e o Instagram e o Twitter não possuem guias específicos, mas orientações podem ser obtidas em suas guidelines. A principal dica é ter sempre um regulamento detalhado e visível para o consumidor.

Algumas ferramentas podem ajudar também: o remarketing, que permite identificar os usuários que já visitaram seu site para que estes possam receber seus anúncios com mais frequência; os sistemas de geolocalização das mídias sociais, que permitem o direcionamento das mensagens da sua marca a partir da localização dos usuários, entre outras.

2. Gerencie as crises

Sua empresa pode se envolver em alguma crise, seja por causa do conteúdo de uma propaganda ou mesmo da reclamação de um produto ou serviço oferecido. Nas redes sociais, as reclamações espalham-se rapidamente e podem gerar uma exposição negativa do seu empreendimento.

Portanto, é necessário saber gerir as crises. A resposta deve vir de forma rápida. Prepare uma mensagem principal para ser veiculada em todos os canais de comunicação (redes sociais, SAC, e-mail, página web). Essa deve assumir o erro e destacar os verdadeiros valores da empresa.

É importante também suspender, imediatamente, as ações de marketing em vigor até que a crise seja solucionada. Os funcionários devem ser informados sobre o caso e orientados a responder enquanto profissionais da empresa.

Para que essa resposta ao conflito ocorra de forma eficaz, a empresa deve contar com uma equipe preparada para isso. Esses profissionais saberão analisar o problema, responder prontamente e, sobretudo, tirar lições que reorientarão as ações futuras.

3. Engaje seus clientes

Lembre-se de que o consumidor digital comporta-se de maneira diferente do antigo comprador. Sua marca precisa produzir conteúdos que sejam interessantes e incentivem o relacionamento com seus clientes e clientes em potencial.

Produzir vídeos, imagens, enquetes, lançar perguntas e distribuir brindes é uma forma de se aproximar do seu público, incentivando-o a comentar e compartilhar sua página. Você também pode criar comunidades internas para relacionar-se com seus clientes de maneira mais direta.

Além de produzir conteúdos interativos, é indispensável manter um bom e rápido atendimento ao público. O SAC 3.0 é um modelo de relacionamento com o cliente menos robotizado e mais humanizado. Esse modelo compreende, ainda, um bom acompanhamento das informações dos usuários para que possíveis problemas e tendências possam ser identificados.

A gestão de mídias sociais tem ganhado importância a cada dia, sendo considerada, no mundo empresarial, estratégia central. Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre marketing digital, assine nossa newsletter.

Back To Top