skip to Main Content

O que é uma campanha crossmedia e como elas são pensadas?

Campanhas crossmedia são excelentes para aumentar o engajamento do seu público. Veja como essa ideia pode fazer a diferença na sua empresa!

Fazer com que os produtos de uma empresa sejam conhecidos é um grande desafio para muitos empreendedores. No entanto, há um tipo de campanha que pode ser útil nessa hora: a crossmedia.

Ela se destaca pelo fato de explorar várias mídias diferentes, tornando seu negócio conhecido de uma maneira muito mais rica e abrangente. Ficou curioso para saber como esse conceito funciona no marketing? Então, continue a leitura!

O que é uma campanha crossmedia?

Em linhas gerais, a campanha crossmedia é uma forma de aproveitar canais diferentes para fazer com que a sua mensagem chegue até as pessoas. O público transita de uma mídia para outra e conhece facetas diferentes da sua marca, o que gera maior engajamento.

Assim, aumenta o tempo em que as pessoas se mantêm em contato com seus conteúdos, o que faz crescer as chances de compra. Essa estratégia também faz com que o lead seja mais ativo, já que os materiais o provocam a agir e a acompanhar a história nos diferentes meios.

Como ela funciona?

Se você costuma assistir à televisão, já reparou que certas propagandas fazem referência ao uso de aplicativos ou sites para que a pessoa continue a acompanhar o conteúdo. Nesses casos, as empresas estão compondo suas campanhas com um tipo de persuasão psicológica chamada “efeito Zeigarnik”.

Essa é a razão pela qual você sente uma sensação incômoda quando não termina alguma coisa. Não sabemos lidar com o incompleto, e o Zeigarnik se aproveita disso para levar as pessoas a agirem.

E o que isso tem a ver com a sua empresa? Simples. Imagine que a sua marca tenha uma página em uma rede social. O uso de um CTA com gatilhos de curiosidade e incompletude pode provocar o público a entrar no seu site, tornando-o mais suscetível à compra.

Quais são as suas vantagens?

Você já viu que uma campanha crossmedia proporciona uma experiência mais rica para o cliente, além de impactar nas conversões. E essa estratégia ainda tem outras utilidades.

Umas delas é a possibilidade de gerar identificação por meio do uso de recursos multimídias. Um CTA que direcione de um blog post para um vídeo permite que seu lead seja influenciado visualmente, com demonstrações de uso de um produto, por exemplo.

Outro fator útil é o engajamento: as ações criativas fazem com que os clientes invistam seu tempo para entrar em contato com a marca, o que gera expectativa sobre os produtos da empresa.

Campanhas desse tipo podem ser ferramentas importantíssimas para a construção da sua marca, além de servir como um diferencial. Afinal, sua equipe é capaz de usar o engajamento gerado por uma mídia para aumentar o de outra.

Se sua empresa ainda não fez nenhuma campanha crossmedia, é importante ter o apoio de profissionais especializados como os de uma agência digital. Assim, você garantirá resultados ainda mais positivos para o seu negócio!

Gostou deste post sobre como são pensadas as campanhas crossmedia? Quer saber mais? Então, aproveite a visita e entre em contato com a gente!

Back To Top