skip to Main Content

User Experience: 5 fatores que fazem o usuário voltar ao seu site

Confira nesse post 5 fatores para deixar sua página mais atraente e intuitiva.

Quando um usuário da web visita um site, ele espera, de forma inconsciente, que essa página tenha requisitos que facilitem sua navegação. O trabalho de UX, ou user experience, é o conjunto de boas práticas que oferecem uma boa experiência ao consumidor.

Quando aplicado em um site, o UX visa proporcionar uma navegação que seja agradável, fácil e positiva, fazendo com que o usuário tenha a vontade de retornar àquela página.

Há alguns fatores primordiais para se atentar na hora de aplicar os conceitos de user experience em um site da web. Este post vai mostrar os 5 principais que deixarão sua página mais atraente. Confira!

1. A navegação é fácil

Ao entrar em um site, é importante que a navegação seja fácil, com as informações -bem-dispostas e claras, de modo que o usuário tenha tudo acessível à sua frente, desde a home até as outras páginas específicas.

Quanto mais facilitada for essa navegação, mais confortável o usuário vai se sentir na sua página. A tendência é que ele encare esse site como referência, se sentindo convidado a retornar sempre e, ainda melhor: quando tiver uma experiência ruim, ele vai se lembrar de como navegar em sua página foi fácil.

2. O site se adapta ao mobile

A tendência de uso de aparelhos móveis como o smartphone e os tablets é crescente na era digital, o que deixa explícita a necessidade de sites que ofereçam uma experiência completa para quem usa o mobile. A responsividade é um fator de grande diferencial quando se fala de UX em sites atualmente.

Para o usuário, pode ser muito ruim acessar um site e perceber que ele não se adapta à tela do seu smartphone, por exemplo. Isso prejudica muito a navegação e faz com que usuários que prefiram o mobile simplesmente se afastem, já que a página não se adéqua à realidade deles.

3. A interface é intuitiva

O acesso à Internet é algo extremamente difundido atualmente. Só no Brasil, 116 milhões de pessoas navegam, e cada vez mais elas estão ambientadas às diferentes interfaces que a web pode oferecer. Para elas, quanto mais intuitivo for um site, mais dinâmica é a experiência de uso.

Por mais que o design de seu site seja inovador, moderno e bonito, de nada vai adiantar se o usuário tiver que quebrar a cabeça para encontrar o que ele quer. Uma interface intuitiva faz com que a navegação seja quase que automática, atendendo a qualquer pessoa entre essas 116 milhões, e até mesmo além desse número.

4. O site entrega o que promete

A credibilidade é tudo, independentemente do assunto que estiver sendo abordado. Quando se trata de páginas da web, esse ponto é um dos mais importantes para implementar um user experience de qualidade.

O usuário precisa encontrar em um site o que foi prometido previamente, seja em uma publicidade na Internet, seja na pesquisa do Google. Do início ao fim, a experiência precisa ser verdadeira e cumprir com a proposta da página.

5. A página pode ser facilmente encontrada

Encontrar uma página é o primeiro momento da navegação, e também aquele que precisa ser o mais rápido e descomplicado. Para isso, seu site deve se adaptar às estratégias de SEO, que vão colocá-lo em bom ranqueamento nas pesquisas de resultados do Google.

Isso faz com que o usuário chegue ao que procura rapidamente. Além disso, seu site estará sempre com ótima visibilidade, bem relacionado a buscas que tiverem temas correlatos.

O user experience é fundamental para que seu site se torne referência, fazendo com que a navegação dele seja um momento confiável e agradável. Considerar esses fatores trará resultados concretos!

Este post pode ser de grande ajuda para outras pessoas! Compartilhe em suas redes sociais.

Back To Top