skip to Main Content

Veja o que fazer para aumentar o engajamento nas redes sociais

Confira nesse post algumas dicas de como impulsionar o engajamento nas redes sociais

O engajamento nas redes sociais está relacionado à interação do público com a sua marca. Compreende mais do que o número de pessoas que te seguem ou que curtiram uma postagem: abrange também os comentários, solicitações de informações dos clientes, discussões em fóruns e nas páginas privadas sobre o seu produto, reclamações, dentre outras ações.

Em um sentido mais íntimo, está ligado aos sentimentos expressados pelo consumidor em relação à sua marca, que nem sempre são facilmente captados. O engajamento diz respeito, ainda, à capacidade de uma pessoa comprar seu produto e influenciar um grupo de contatos dela a fazer o mesmo.

Já deu para perceber que impulsionar o engajamento nas redes sociais não é algo simples, não é mesmo? Neste texto, trazemos algumas dicas para você sobre este tema. Confira!

Como aumentar o engajamento nas redes sociais?

Comprar likes ou seguidores, como tem sido feito por muitas empresas, não significa muito. Afinal, de que adianta links falsos se esse perfil não vai comprar seus produtos? Selecionamos algumas dicas de como aumentar o seu engajamento nas redes sociais. Veja só:

Tenha uma estratégia para a sua marca

A primeira coisa a fazer é montar uma estratégia de interação entre a marca e o seu público. Para isso, você precisa definir objetivos claros para a relação que quer construir com ele, estabelecendo como quer apresentar a sua empresa e que tipo de ações pretende estimular. Fazer um calendário de publicações ajuda a tornar sua presença contínua nas redes.

Pesquise as preferências do público

Para traçar uma estratégia de engajamento nas redes sociais, é necessário conhecer o público-alvo. Que tipo de cliente o seu produto ou serviço atende? Personalizar esse cliente é importante. Hoje em dia, as estratégias de marketing digital definem uma persona, um perfil fictício que busca descrever as principais características, sentimentos, anseios e objetivos do consumidor na era digital.

Como manter a interação com o público?

Para manter a interação com o público, algumas ações são fundamentais:

Poste conteúdo de qualidade

Se a qualidade do seu conteúdo for ruim, isso contará de forma negativa para sua empresa. Compartilhe conteúdo próprio, mas também bons conteúdos selecionados por você. Lembre-se de que a sua presença necessita ajudar os seguidores a resolver problemas. Uma boa dica é aproveitar informações do setor de vendas e reclamações para produzir conteúdos relevantes.

Seja atrativo

Utilizar vários recursos visuais é importante para atrair o consumidor. Fotos, vídeos, enquetes, gifs etc., são algumas ferramentas que podem auxiliar. Os vídeos, após serem compartilhados nas redes sociais, também devem ser adicionados no YouTube, dando, assim, uma força na sua estratégia de SEO.

Crie chamadas instigantes

É necessário cativar o cliente e dialogar com ele. Portanto, chega de mensagens impessoais e excessivamente objetivas. É necessário demonstrar que o conteúdo é consistente, mas também instigar o leitor, despertar curiosidade e mostrar que você pode resolver as necessidades e dúvidas dele. Sabendo quem é sua persona, você encontrará a melhor forma de fazer isso.

De que forma o engajamento pode ser medido?

Traçar uma estratégia de engajamento é importante, mas também é essencial monitorar os resultados dela. Identificar os acertos e os erros vão ajudá-lo a reorientar suas táticas, a fim de melhorar a performance de engajamento com o seu público.

As principais redes sociais possuem um analytics básico — disponível em seu próprio perfil —, que permite analisar alguns dados. Dentro desses dados, algumas métricas são mensuradas e precisam ser analisadas por você.

Gostou dessas dicas? Existem muitas outras coisas que você precisa saber sobre como impulsionar o engajamento nas redes sociais. Já ouviu falar em métricas de vaidade? Sabe o que pode atrapalhar o engajamento?

Para saber mais sobre estes e outros assuntos, siga-nos nas nossas redes sociais e receba mais dicas: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Back To Top